segunda-feira, 6 de abril de 2009

Coisas que coleciono

Tem quem colecione figurinhas, selos, latinhas, carros antigos e até namorados. Já eu coleciono três coisas: frases, propagandas e marcadores de livros. Não me servem pra nada mas, afinal, para que servem as coleções? No fundo não é só pra juntar mesmo? De vez em quando, coleções ganham ares utilitários e são expostas, fazendo com que até museus se formem em volta delas. São raros os casos. Na maioria, as coleções são várias versões de uma mesma coisa, formando um todo inútil.

Ao menos, minhas coleções são adquiridas de forma gratuita. As frases que coleciono podem ser ditas, escutadas, lidas ou pensadas. O meu interlocutor nem desconfia e eu zás: roubo uma frase e coloco em um dos vários caderninhos que me cercam (meus muquitos!).

Quanto aos marcadores, eles me fizeram entrar em um círculo virtuoso. Desde que descobriram que os coleciono, amigos e parentes me trazem de presente de viagem. Isso me torna um fardo a menos: “como é fácil dar presente para ela!”. Assim, sou mais querida, tenho mais amigos e ganho ainda mais marcadores.

Já propagandas eu sempre colecionei (já lancei a sessão “propagandas que coleciono”, muito mais atualizada no twiter). Antes do youtube, porém, guardava-as na memória. Decorava as músicas. Sempre adorei as músicas, até de propagandas que existiram antes que eu existisse. Quem nunca cantou “Voe Vasp. Céu azul, leste, oeste, norte ou sul”, foi mandado para a cama com um “já é hora de dormir, não espere a mamãe mandar”, se divertiu com o gordinho da Honda e seu pijama ou fez pipoca ao som de “pipoca na panela, começa a arrebentar...”. Como colecionadora, afirmo que propaganda para marcar tem que ser extremista, 8 ou 80, fazer rir ou emocionar.

Ainda irei falar das novas, mas não neste post, pois estou saudosista. Talvez escreva uma biografia – minha vida em propagandas.
Como eu disse, coleções são inúteis...

Para relembrar:





5 comentários:

  1. Ah! Que delícia!!!
    Adorei rever a propaganda do Guaraná!
    Eu também tenho mania de coleções!
    Prefiro não numerá-las...
    Penso que a maioria está asssociada ao apego (ou não desapego).
    Uma coisinha que quero guardar, outra que acabo de ganhar, uma junta com a outra e OPS! Estou colecionando!!! rs
    E depois que você começa, é difícil terminar. Sim, porque exatamente os amigos que você disse, SÓ presenteiam o tema da coleção, mesmo que você não esteja mais afim da tal coleção (já ocupa muito lugar e já chegamos a conclusão que realmente não será útil).
    Já fiz um combinado de não começar mais nenhuma!!!
    Será que vou conseguir???

    ResponderExcluir
  2. ando adorando os seus textos. sempre que posso venho aqui para colocar a leitura em dia. como não me julgo uma colecionadora, hoje venho também para dizer que os muquitos, além de se prestarem as coleções, são colecinonáveis. rs
    usando o blog alheio para um promocional bem leve e avisar que já temos o bloco de pássaro em estoque.

    beijo . a muquiteira

    ResponderExcluir
  3. Oi Júlia,
    Conheci seu blog estes dias...
    Adorei!!! Estarei sempre por aqui pra acompanhar seus textos!!!
    Bjs, Pati

    ResponderExcluir
  4. descobri o blog por conta da chegada da mais nova 'mulher' da família Moysés, por sinal, adorei o texto, muito pertinente!
    e hoje os meus muquitos também estão mencionados aqui. precisa ver como estão lindos!
    beijo. a outra muquiteira.

    ResponderExcluir
  5. pati e jojo, sejam bem vindas! muquiteiras: podem fazer propaganda à vontade.

    ResponderExcluir