sexta-feira, 3 de abril de 2009

Manifesto dos Vespertinos


Um espectro ronda o mundo – o espectro dos vespertinos. Todas as potências unem-se numa Santa Aliança para conjurá-lo. Que pessoa que gosta de dormir e acordar tarde não foi acusada de ser vagabunda? É tempo dos vespertinos exporem, à face do mundo inteiro, seu modo de ver, seus fins, suas tendências.

A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história da luta de relógios biológicos. A luta entre matutinos e vespertinos. Opressores e oprimidos.

Os matutinos obrigam as nações a adotarem como único horário comercial aquele compreendido entre 9h e 18h. Estabelecem que as aulas devem começar às 7 horas da manhã. Em uma palavra, criam um mundo à sua imagem e semelhança.

Os vespertinos são constrangidos a adotarem, diariamente, horários que agridem cruelmente o seu relógio biológico. Milhares e milhares já tentaram, em vão, adquirir o hábito de dormir e acordar cedo.

Os vespertinos têm o direito de dispor como bem entenderem de suas madrugadas enquanto os matutinos se dão ao direito de dormir. Não se trata de insônia, mas de preferência geneticamente determinada.

Os vespertinos não podem apoderar-se do direito de viver de acordo com sua natureza senão estimulando a criação de serviços 24 horas e de horários comerciais alternativos, das 14h às 22h.

Os matutinos produzem, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória dos vespertinos são igualmente inevitáveis.

Um comentário:

  1. nunca, na história deste país, me senti tão bem representada. faço das suas as minhas palavras. tem alguma petição onde eu possa assinar?
    bisous, carol macedo

    ResponderExcluir