segunda-feira, 23 de março de 2009

O PMDB e eu


Gosto de política. Acompanho, leio o noticiário, assisto horário eleitoral. Nesta semana, eu senti vergonha alheia com as propagandas veiculadas pelo PMDB. Uma falava do remoto passado de uma permitida oposição à ditadura, a segunda da importância do partido para a superação da crise (alguém me explica?) e a última (aconselho aos sensíveis a pararem de ler por aqui) diz que o partido está “tomando porrada de tudo quanto é lado” devido à sua magnitude. Alguém dá um chá de sabedoria popular no Temer? Se não tem nada pra falar (ou nada que possa ser dito e, ainda assim, permanecer fora da cadeia) é melhor ficar calado.

Onde estão as explicações sobre os escândalos de corrupção envolvendo os caciques do partido? Diante do silêncio, onde estão os panelaços à la nossos hermanos? (por que Papai Noel ainda não chegou?)

O Brasil é uma pátria de anestesiados, petrificados diante da certeza de que nada adianta, de que gritar só os deixará roucos. O Sarney assume o senado, o Renan volta triunfal, Newtão assume patrimônio bilionário e isso não gera nenhuma comoção. Digo por mim: não marchei, não fiz abaixo assinado, não fiz greve de fome, não gritei e sequer chorei. Nem mesmo pensei nisso após o fim do jornal. Eu sou o retrato desse país mudo. Gosto de política, mas não a ponto de me envolver.
A charge (fantástica, né?) foi retirada do blog

2 comentários:

  1. E o pior é que não é só aqui no Brasil que existem anestesiados não. Foi assim na reeleição do Bush, foi assim na recente vitória de Barack Obama e em mais diversos lugares nesse planetinha belo em que vivemos.

    (sem colocar juízo de valor nas eleições alheias. apenas constatação do fato)

    ótimo blog!
    e MUITO obrigado pelo link. juro que fiquei deveras contente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Jader, infelizmente você tem razão.

    Em graus diferenciados vivenciamos uma mudez (surdez e cegueira) planetária. Uma exaustão coletiva que nos afasta da política, do debate político.

    Obrigada pelo comentário. Seu blog também é muito bacana.

    Bjs

    ResponderExcluir